Novo golpe no WhatsApp usa sites de vendas


New feed

Um novo golpe envolvendo o WhatsApp vem ganhando força no Brasil. Criminosos usam os dados presentes em anúncios online para clonar o WhatsApp de usuários, e tentar pedir dinheiro para familiares e amigos da vítima.

O golpe começa em plataformas como o OLX e o Mercado Livre, que costumam pedir um número de telefone para os interessados em anunciar determinado produto no site. Os criminosos pegam o número de telefone e mandam mensagens à vítima, dizendo que é necessário enviar um código de confirmação que chegará via SMS para terminar o cadastro.

A questão é que esse código é, na verdade, o autenticador de duas etapas do WhatsApp da vítima, a última peça necessária para o golpista clonar a conta. Assim que a clonagem acontece, a vítima perde acesso ao aplicativo, que passa a ser controlado pelo criminoso.

Para se proteger do golpe é necessário ter a verificação em duas etapas do WhatsApp ativada e ficar atento ao receber e-mails de serviços que deixam dados de contato expostos publicamente.