Facebook e Instagram vão identificar fake news


New feed

O Facebook divulgou essa semana, um novo pacote de recursos e a modernização de suas políticas direcionadas ao combate à disseminação de Fake News. A partir de agora, as redes sociais de Mark Zuckerberg vão identificar com mais clareza para os usuários, quaisquer materiais com conteúdo falsos ou controlados por órgãos estatais.

Fotos e vídeos falsos ou parcialmente falsos, inclusive stories do Instagram, serão marcados com etiquetas na parte superior da plataforma, junto a um link com a explicação de um checador de fatos independente. Se alguém tentar compartilhar postagens categorizadas como falsas no Facebook ou no Instagram, um pop-up será exibido indicando a classificação de informação falsa.

Para trazer mais transparência, a rede social também vai adicionar informações sobre proprietários de páginas no Facebook. Em uma nova guia denominada “Organizações que gerenciam esta página”, os usuários terão acesso ao nome, cidade, número de telefone e site das empresas que mantêm determinada página.

Além disso, o Facebook também anunciou medidas para fortalecer a segurança e a informação durante processos eleitorais. Uma delas é o Facebook Protect, que consiste em um conjunto de recursos para proteger as contas de candidatos nas eleições.